O proselitismo judaico foi um movimento que surgiu para arrebanhar os gentios para a religião judaica. Era um trabalho feito com muita dedicação, pois eles iam longe para fazer um prosélito. Porém, Jesus falou que tudo aquilo, era feito com hipocrisia, e resultava não em salvação, mas em condenação dupla; por isso sentenciou: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós”  - Mt 23:15.

Bukland (1981, p. 62, 63), explicando o que é um Prosélito, diz: “PROSÉLITO. Um estrangeiro. Era o nome que os judeus davam àqueles que não eram judeus por nascimento, mas que vinham viver no seu país, colocando-se sob a proteção do Senhor; e também eram chamados prosélitos os que abraçavam a religião judaica noutras terras. No N. T. algumas vezes se lhes dá o nome de prosélitos, e outras vezes o de ‘piedosos, tementes a Deus’ - At 2:11; 10:2,22; 13:16, 43. O batismo de prosélitos era, para os judeus, coisa natural visto como consideravam impuros e imundos todos os gentios”. 

Neste batismo, dizem alguns, que o prosélito ficava em pé com água até o pescoço, e ali era lida a lei, após isso o prosélito submergia na água para significar o abandono do paganismo para seguir o judaísmo. 

Esta versão geralmente é dada pelos imersionistas para fundamentar o batismo por submersão ligando ao rito a ideia  visível da morte e ressurreição de Cristo, coisas essas encobertas àquelas castas religiosas. Também, essa fonte de informação é questionável; e, se por acaso, fosse feito desta maneira, também não serviria para abalizarmos a doutrina de Deus,sobre o modo do batismo, por sinal, o próprio Senhor Jesus sensurou a maneira como os escribas e farizeus faziam prosélitos. 

A outra coisa, é que a pureza espiritual que os escribas, fariseus e saduceus, tradicionalmente exigiam, era conforme as prescrições legais, isto é, de acordo com as diversas abluções do tipo daquelas mencionadas em - Mc 7:1-5 e, a circuncisão, pois assim também estava ordenado na Palavra de Deus, a qual declarava que deveria haver um só estatuto que serviria tanto para o natural como para o estrangeiro (Nm 9.14). 

Se por acaso os religiosos judaizantes faziam esse tipo de ritual com os prosélitos, era pura tradição deles e não mandamento sagrado do no Senhor Deus. Portanto, não serve de base. 

7 comentários:

  1. Ligar o batismo com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo, também é feito de forma equivocada pelos imersionistas, já que Jesus foi sepultado em uma caverna; então o que mais se assemelharia seria o batismo em uma cachoeira, mas eles não fazem isso porque estariam garantindo que o batismo tem que ser por aspersão já que a água irá cair sobre a cabeça do batizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Apesar de eu ser presbiteriano, a questão do sepultamento batismal está relacionado a questão cobrir o corpo , seja numa caverna como Cristo ou enterrando como o ordinário .

      Excluir
    3. Não necessariamente, veja Romanos 6:1-8

      Excluir
  2. Sou chegado ao presbiterianismo de pouco tempo, porém fui batista por 20 anos e segundo o artigo o batismo batista é o batismo dos prosélitos. Até por que o rio Jordão entra a Síria ea Jordânia é raso e dificilmente poderia submergir alguem ali.

    ResponderExcluir
  3. é uma conferência bíblica ou um estudo??????

    ResponderExcluir

 
Top