Sim! Boa pergunta! O que mais interessa ao povo religioso hoje em dia? Cultos de orações? Ensino das Escrituras? Conversão, arrependimento, confissão de pecados e vida santa? Exercício dos dons espirituais? Exercício do perdão e da comunhão? Doutrina verdadeira? Igreja comprometida com a Palavra de Deus? Uma igreja que ame o evangelismo? Uma Igreja que aplique a disciplina nos seus membros, quando necessário? Uma Igreja que não ande conforme o curso do mundo? Uma Igreja simples? Uma Igreja transparente nas suas prestações de contas diante de Deus e de seus membros? Uma Igreja que busque uma liturgia reverente? Em fim, o que mais chama a atenção do povo para uma igreja hoje?

Vivi tempos em que os crentes saiam de suas casas para visitar um irmão, primeiro por causa dos laços fraternos do amor cristão; segundo para orarem juntos, lerem a Bíblia, contarem as bênçãos de Deus, compartilharem experiências; fortalecer um ao outro para uma visita ou se prepararem para os cultos; comentarem as mensagens, os estudos, engrandecer a Deus para obra de salvação na vida de um novo convertido, etc.

Essas coisas não são mais típicas da igreja hodierna nem da vida comum dos crentes. Observamos que até mesmo a maioria dos membros de uma Igreja não está interessada em nada disso. Cabem muito bem nesse tempo horrível que estamos vivendo, as palavras ofegantes em forma de oração, pronunciadas com angustia de alma por um homem de Deus: “Socorro, Senhor! Porque já não há homens piedosos: desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens. Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido.” (Sl 12.1).

Cadê o povo que tem sede de Deus? Quem ama o povo de Deus? Quem ama o pecador perdido? Quem ama a Igreja, suas reuniões e seus projetos? O que se ama hoje são os projetos seculares: trabalhos, estudos, diversões, praias, festinhas de aniversário; e, pasmem: até aniversário de cachorro. Isso tudo são meios de afastar o cristão da obra de evangelismo e das reuniões da igreja.

Ficamos estupefatos ao notar que até homens que são constituídos como autoridades para governarem a Igreja de Deus, fogem da oração e se embrenham em águas tenebrosas dos jogos eletrônicos, filmes, jogos e navegações perigosas da internet.

Tem gente que às vezes está na casa de oração, mas, quando vai começar o tal momento, foge; vira às costas como quem diz que aquilo não vale a pena; que Deus não está interessado naquele tipo de culto; ou está revelando grande indisposição para o tal ato. Ás vezes, pensamos até que tais pessoas, têm medo da oração, como  os descrentes do passado. Uma disse que tinha mais medo de ver João Kinox de joelhos, que todos as armas dos seus inimigos apontadas para seu país. 

Tem gente que não participa mais de Estudos Bíblicos em sua igreja; cansou-se do pão. Como  o povo de Israel no deserto abusaram do pão que vinha do céu, assim abusaram esses crentes da pregação e do Estudo da Bíblia. Gostam de novidades; andam a busca de grandes conferencistas ou teólogos de alta fama, porque o seu pastor, o seu presbítero, diácono da sua igreja, ou mesmo um irmão da mesma comunidade, ou um companheiro de ministério, não tem mais nada tem para ele.


Para mim, isso é demonstração de orgulho, desprezo às Escrituras, frieza, e outras mazelas espirituais que atacam a alma de muitos crentes nesses dias. Muitos estão esquecidos que o Senhor do céu e da terra ocultou suas palavras aos sábios e entendidos e as revelou aos pequeninos. Estão esquecidos que Deus não chamou muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; esquece-se que é com essas cousas loucas que Deus envergonha os sábios.

Para certas autoridades, o culto só tem valor se for dirigido por elas mesmas. Notamos que não têm interesse nenhum pelo progresso dos membros da Igreja local, aos quais chamam de irmãos quando os vêm nas reuniões, que são por eles comandas.


Para elas tanto faz, se eles vêm à reunião ou não; se estão fracos ou fortes; se estão com saúde ou doentes; se estão acesos como as brasas vivas que foram tiradas do altar de Deus ou se estão apagados como uma piola de cigarro que foi pisada pelo fumante.

Muitos só vão às reuniões aos domingos porque tem sempre um bom conjunto musical, uma peça teatral, um show de coreografias, um belo jogral, ou algum falso profeta, fazendo promessas mirabolantes. Depois de cerca de uma hora desses espetáculos, quando se anuncia o pregador, quando ele abre o Livro Sagrado, o tédio começa; o sono chega;  chega a sede, o calor, para aproveitar o ensejo para ficar de fora do templo. Dar até vontade de urinar e defecar com medo de escutar o sermão. etc.

Bom, esta é a situação que afeta muita gente. Para mudar esse quadro fúnebre, tem que haver mudanças na vida espiritual do povo de Deus. Roguemos ao Senhor para que ele perdoe o pecado de vaidade do seu povo; que o seu povo se converta a Jesus Cristop e viva perante ele.
Pr. Luiz Dias  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top