“Tende ânimo e trazei do fruto da terra” (Nm 13.20b) é a palavra Bíblica, o único livro que na maioria de suas páginas trazem palavras desta natureza insistindo com seus leitores a imitarem os vencedores, que pela sua valentia em confiar em Deus, venceram o impossível. 

Ter ânimo, segundo Deus, não é um conselho pelo qual possamos fazer opção de segui-lo ou não; é uma ordem divina. Todo mundo quer vitória, mas a maioria a quer de maneira fácil ou mágica. A Bíblia, porém, insiste: “Tende ânimo”. Por quê? Porque os desafios que surgem a cada dia na vida dos seres humanos tendem a desanimá-los para que os mesmos desistam sem nem sequer entrar na batalha. O medo de perder, os leva a desistirem só em ouvir falar no que vai ter que enfrentar. O desanimado diz: “Não farei, pois sei que não vou vencer; não tenho capacidade para tal façanha”. 

 O que é ter ânimo? Ter ânimo é ter alma, espírito empreendedor, mente ativa, coragem e força. O crente que possui ânimo não é indolente, mas, genial; é ousado para fazer proezas em o nome do Senhor; é invencível frente aos obstáculos. Ele Simplesmente proclama: “Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões” (Sl 20.5). Quem tem ânimo torna-se marco de conquistas, não só para si, mas também para os outros menos favorecidos. 

Todos os dias surgem desafios que teremos pela frente na vida profissional, espiritual, eclesial, familiar, e em outras áreas. Temos algumas coisas em mente para iniciar, mas, no fundo mesmo, não sabemos tudo. Aqui deve entrar a fé no Deus único, vivo e verdadeiro, pois,Deus sabe, e nos anima com suas maravilhosas palavras: “Tende ânimo e trazei do fruto da terra”. 

Aconselhamos a todos a tomar lápis e papel e agendar as visões que Deus for lhes dando. Sonhem com coisas grandes, porque o nosso Deus é grande e faz grandes coisas por meio daqueles que pela fé pensam em coisas grandes. 

Deus entregou em nossas mãos um ministério, para quê? Será que ele não quer fazer coisas grandes por nosso intermédio? Será que Deus não quer abençoar muitas vidas através das nossas? Ou será que estamos vazios de ideias? Não estamos mais conseguindo sonhar? Sentimo-nos oprimidos? Então, oremos ao Senhor pedindo sabedoria; Ele nos dará. Quando sentirmos que ele nos deu, não pensemos nas dificuldades que iremos enfrentar. Pensemos que o terreno que vamos pisar é grande: que as torrentes de águas são refrescantes e regarão aquela boa terra para que haja folhas verdejantes em todo tempo e frutos no tempo certo. Pensemos no manancial de leite e de mel que Deus tem para nós e nossos irmãos, naquela terra. Não fiquemos alarmados, nem desanimemos os outros por causa dos gigantescos problemas que, sem dúvidas, surgirão na conquista daquela terra; ela pode ter gigantes mais poderosos que nós; as casas podem ser amuralhadas para fechar nossa entrada lá; tudo pode parecer invencível, mas tenhamos bom ânimo porque o mundo, e até o diabo, já foi vencido, como diz o Senhor Jesus: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16:33). 

Não infamemos aquela terra ou aquela cidade; não digamos que ela devora seus moradores; não espalhemos desânimo para a Congregação do Senhor a ponto de fazer o povo chorar e murmurar contra Deus e contra o líder que Ele colocou à frente da obra. Não pensemos que Deus quer matar-nos, e ao povo, com uma missão impossível, pois para Deus não há impossíveis. 

Se alguém vier a nós com mensagens amedrontadoras, diremos a ele: Eia! “Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela” (Nm 13.20b). Não pensemos que no Reino de Deus estaremos sós. Proclamemos com toda a fé que o Senhor nos deu: “Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel” (Nm 14.8). 

A terra mais gloriosa que Deus quer nos dar não é dessa dimensão de vida. Ela será tão gloriosa, que se fundirá com o céu. Será novo céu e nova terra onde habita a justiça. Possuiremos essa terra, se crermos na Redenção que o Senhor Jesus ganhou na cruz por nós. Para quem está em Cristo não haverá barreiras. Tenha ânimo com fé em Deus e conquiste o impossível. 
 
 Pr. Luiz Dias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top