Ao dizer: "Fazei penitência", etc. [Mt 4.17], o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse penitência. (1/95 Teses de Martinho Lutero).

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mt 4.17)

Penitência significa arrependimento ou remorso por erros cometidos, em linguagem teológica, pecados cometidos contra os Mandamentos da Lei de Deus.

Penitente é um pecador que busca experimentar o arrependimento e a contrição para com Deus e para com o próximo. Se pecarmos contra Deus, é somente a Ele que devemos ir; se pecarmos contra o nosso próximo, deveremos ir a ele e também a Deus. Por que aos dois, nesse último caso? Porque ofendendo ao próximo, ofenderemos também a Deus, pois o nosso próximo não é qualquer coisa, mas, uma obra prima de Deus.

Dizem que certo homem tinha um galinheiro e seu vizinho, uma horta. Uma das galinhas atravessou a cerca divisória, e fez um estrago tremendo na horta. Houve grande confusão, entre os dois homens, de forma que ficaram intrigados. Passado alguns dias, o dono do galinheiro, sentiu remorsos pelo estrago que a galinha causou na horta e, pela contenda que teve com o seu amigo, a ponto de agora serem adversários; e, arrependido, procurou seu líder religioso, que dizia ter poder para perdoar pecados, e, contou-lhe tudo. O líder lhe concedeu perdão e ordenou que, para expiar a culta, fizesse algumas preces dirigidas a Deus e alguns santos. Depois, de alguns dias, o dono da horta, revoltou-se e exigiu que o dono do galinheiro lhe inimizasse o prejuízo; esse, porém, lhe argumentou que já havia cumprido os atos religiosos, e o líder já havia lhe perdoado tudo. O dono da horta armou-se de uma tora de pau e quebrou o galinheiro e matou as galinhas, para compensar, o prejuízo sofrido e ato de desprezo que sofreu, pois aquele, em vez de lhe procurar, foi em busca de alguém que nada tinha a ver com o ocorrido.

Pois é! Pecado cometido contra o nosso próximo, deve ter arrependimento, não só para com Deus, mas, também para com o nosso próximo. Devemos tratar diretamente com os dois, e não apenas com um, e, muito menos com terceiros.

Para chegarmos ao verdadeiro arrependimento, precisamos reconhecer nossos erros, isto é, nossos pecados; algo semelhante ao tratamento de uma doença. Se o médico não diagnosticar a doença, não haverá cura, pois, não haverá tratamento, tendo em vista que o diagnostico é falso. 

Para conhecermos o pecado, precisamos conhecer a Lei de Deus. Diz a Bíblia  Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Rm 7.7).

Vemos que a Lei foi dada para apontar o pecado, de modo, que se nós desprezar a Lei, nunca nos arrependeremos verdadeiramente, portanto, nunca chegaremos à salvação, pois, Jesus Cristo ordena que devemos nos arrepender (Mt 4:17); ainda afirma Ele que se não nos arrependermos todos pereceremos (Lc 13.3). Que você acha que pode acontecer com o motorista que não conhece, ou despreza os sinais de trânsito?

Chegando ao conhecimento do pecado, se formos penitentes, faremos penitência, e, com ela chegaremos à paz com Deus por meio de Jesus Cristo e nEle teremos a salvação. Alcançando a salvação em Cristo, não estamos imunes ao pecado, consequentemente, quando percamos precisaremos de fazer penitência novamente.  Portanto, isso é uma constante na vida do justo.

Luiz Dias


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top