No tempo em que a virgindade de uma mulher era algo valioso, as virgens, vez por outra, eram enganadas pelos namorados. O macho fazia belas declarações de amor à fêmea virgem, e prometia casar com ela, e tudo seria um mar de rosas. Depois do primeiro relacionamento sexual, a consciência doía, mas, ela aguardava a promessa de casamento antes da barriguinha começar a crescer. Muitas vezes a promessa de casamento não era cumprida, pois o cara sumia, tendo em vistas que não queria compromisso nenhum, e era mais uma grande decepção para a moça, pois além da perda da virgindade, ainda lhe restava uma gravidez, e o pior de tudo: a sensação da refugo.

Ser enganado por alguém que é nosso íntimo é a pior das sensações. Quem gosta disso? Creio que ninguém gosta.  Bem, ser enganado uma vez, ainda se admite, mas, muitas vezes, pela mesma pessoa, no mesmo item, caramba! E ser enganado, sabendo, que a pessoa com quem lidamos é muito corrupta? Quem gosta de corruptos? Na maioria das vezes, os que também são corruptos, porque agem do mesmo jeito; é “farinha do mesmo saco”.

E tem mais uma coisa: a pessoa que nos engana é desconhecida, age de maneira misteriosa.  Quem será que tem todas essas qualidades péssimas e nós o amamos, e ainda lhe escutamos a voz, e lhe obedecemos?

O Senhor Deus, que conhece o coração de todos os homens, diz através de Jeremias (17.5), seu profeta, que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”

Ouvimos constantemente de pessoas que dizem que vão, ou não vão fazer alguma coisa porque o coração está ou não está pedindo.  Outros dizem que não estão sentindo, por isso não vão fazer. É comum, as pessoas rejeitarem a salvação de Deus para suas vidas como está proposta no Evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer (Rm 1.16), porque não estão sentindo nos seus corações que dever confiar no Evangelho.

As pessoas que rejeitam o Cristo revelado no Evangelho têm a desculpa de que não sabe se o Evangelho é verdadeiro ou não, mas, que diremos dos crentes no Evangelho, que deixam de fazer o bem porque não estão sentindo no coração? Eis um simples exemplo: negligenciar as reuniões da sua igreja é comum para muitos crentes. Quantos irmãos deixam de cultuar a Deus, mesmo sabendo que é seu dever, é seu direito, é fonte de prazer, de gozo, de fortalecimento espiritual, de comunhão, de terapia, de cura, de ensino para o crente, de obediência ao mandamento divino, e trocam tudo isso por uma novela cuja mensagem é de corrupção moral e espiritual, simplesmente pelo fato de que seu coração não está mandando que ele vá para igreja, mas, fique agarrado, com unhas e dentes, à sua querida novela?

Quem confia no seu coração, age pela emoção e conseqüentemente, não será feliz. Quer ver um exemplo? Lembro-me de um rapaz que estava com seu coração carregado de paixão por uma jovem. Pelo fato, dela não lhe querer, ao vê-la com outro, tomou o seu revolver e disparou um projétil contra a sua própria cabeça, fazendo seus miolos voarem pelo ar, e passando a repousar debaixo de sete palmos  de terra. É feliz quem confia no coração?

“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.” (Jr 17.7).  Confiar no Senhor é dar razão a Deus e obedecer às suas Palavras exaradas na Bíblia, e o resto são enganos e corrupções do coração humano combalido pelos efeitos do pecado.


Deus que nos dê um novo coração pela bênção do Senhor Jesus. Amém!
         

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top