O dicionário Houaiss define o  ciúme como sendo um  estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo; medo de perder alguma coisa.
https://guedart.wordpress.com/tag/desenho/page/3/

O ciúme, às vezes é gerado pelo fato da pessoa se ver ameaçada por outra que tem mais qualidades, embora sabendo que o cônjuge é totalmente seu.  Quer dizer, que o ciúme se torna em medo, e, o medo produz tormento, e a Bíblia diz que tem medo não é aperfeiçoado no amor, pois o verdadeiro amor lança fora o medo (1 Jo 4.18). Quem ama verdadeiramente, não arde em ciúmes (1 Co 13.4). Então deve-se tratar esse aspecto do ciúme pelo dom do amor verdadeiro. O que fazer, então? Orar pedindo a Deus o dom do amor. Junto com a oração, exercitar-se no amor. O amor cresce à medida que o praticamos.

As vezes, o ciúme é uma falta de confiança tão exagerada,  que chega ao ponto do cônjuge não poder nem olhar para  uma pessoa do sexo oposto; até uma fotografia que for mirada, provoca o ciúme. Que desconforto  terrível para o casal! O que fazer? O remédio é confiar na pessoa amada. É melhor confiar, pois, pelo contrário, o relacionamento pode ser destruído. Desconfiança, no amor não bom. O hino 433 do S.H. diz: “Com suspeitas não se alcança vero amor, vero amor. Onde houver desconfiança, Ai do amor! Ai do amor!" 

Às vezes o ciúme é uma espécie de inveja pelo fato do cônjuge ser bem sucedido na comunicação, ou nos relacionamentos, ou nos empreendimentos. Exemplo: a pessoa está sendo bem sucedida nos estudos; então, o cônjuge começa a pensar que esse sucesso poderá tirar aquela pessoa dos seus braços. Pensa que surgirá alguém mais importante do que ele que se interessará pelo cônjuge. Por causa dessa inveja pelos sucessos alheio, surge tantos problemas! Como o ciúme é terrível! Ele é duro como sepultura. (Ct 8.6b). Isso é como podridão dos ossos (Pv 14.30). O que fazer para que esse ciúme se aparte? Novamente, recorremos em primeiro lugar à oração, pois ela é chave da vitória; depois, tomar a atitude de manter os ânimos serenos, pois, isto faz corpo o corpo viver, isto é, manter os ânimos serenos é ter paz e tranquilidade de espírito (Pv 14.30); e, é fundamental a obediência à palavra de Deus: não contender, não difamar, pois estas coisas faz o ciúme invejoso, vir à tona e trazer um mal maior (1 Tm 6.4). 

Às vezes o ciúme é um espírito que vem sobre a pessoa (Nm 5.14). Misericórdia!  O que fazer? Simplesmente orar, jejuar, e expulsar esse espírito de ciúme.  

Mas, às vezes, o ciúme é real, especialmente, na mulher. Ela tem uma intuição muito forte; é um dom que Deus lhe deu. Ela percebe quando uma mulher se aproxima do seu marido com mal intenção; ela desconfia da pureza de intenção da outra mulher. Como alguém já disse: Uma fera conhece a intenção de outra fera.  Então, meu irmão, não fique irritado com sua amada. Dê razão a ela. Não facilite a entrada  do mal no seu casamento. Siga os conselhos da Bíblia: “Afasta o teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa.” (Pv 5.8). Ainda que você não tenha má intenção, mas, afaste-se.

Você pode dizer que não consegue vencer o ciúme. Mas, insistimos nos seguintes pontos: Orar para que o Espírito Santo te santifique, tirando a espécie de ciúme, que é obra da carne (Gl 5.20), e por vero amor, que é  o fruto do Espírito (Gl 5.22), e o dom mais excelente (1 Co 12.31). Para ter o Espírito Santo, já sabemos o que fazer: converter-se a nosso Senhor Jesus Cristo; é Ele quem batiza com o Espírito Santo. 

Que o Senhor nos abençoe e nos cure de todo tipo de ciúme. Amém.

Pr. Luiz Dias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top