A Igreja no Aspecto Triunfante está
espalhada em todo lugar do mundo
A Igreja de Deus no aspecto universal militante, a qual se constitui de todos os que confessam a fé em Jesus, espalhados pelo mundo inteiro, não é uma instituição; ou seja, ela não existe porque os homens a fundaram, a organizaram e a mantém. Foi Jesus Cristo o fundador e, é Ele o mantenedor desta Igreja.

Jesus disse que Ele mesmo edificaria a Sua Igreja, cuja pedra fundamental é também Ele (Mt 16:18), pedra esta que foi e é rejeitada pelos construtores de igrejas (Mt 21:42). S. Paulo nos adverte de que ninguém pode lançar outro fundamento além do que já foi posto, que é o próprio Jesus Cristo (1 Co 3:11). Ele é o fundamento dos apóstolos e profetas; a pedra angular sobre a qual todo o edifício, isto é, toda a Igreja bem ajustada, cresce para ser o santuário dedicado ao Senhor (Ef 2:20-21).

A Igreja de Cristo, no aspecto universal, não tem rótulo, ou seja, um nome de fantasia para diferenciar uma da outra, tendo em vista, ser ela única e universal. Pode procurar no livro de Deus para ver se encontra alguma coisa do tipo: “Igreja Fulana de Tal, de tal Lugar”. Ninguém irá encontrar tal coisa. Isso não quer dizer que uma organização eclesiástica que se negue a carregar alguma insígnia, para a identificar, como de fato existe, seja, a igreja verdadeira, única e universal.

A Igreja de Cristo é simplesmente a Igreja; é a raça eleita, com sacerdócio real; é a nação santa e o povo de propriedade exclusiv
a de Deus, cuja finalidade principal é proclamar as virtudes do Deus que a converteu das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9). Ela é composta de pessoas que passaram por uma transformação chamada de novo nascimento (Jo 3:7). Em outras palavras, são mortos que ressuscitam para compor a família de Deus (Jo 5.24).

Essa Igreja de aspecto mundial (que não se trata de denominações como Universal, Mundial, Católica, Internacional, etc.), indivisível, única, exclusiva e santa, se fragmenta em igrejas que os doutores da teologia chamam de Locais. São as igrejas locais que dão a visão da Igreja. Essas igrejas expressam aos olhos humanos a Igreja de Cristo. Neste aspecto a Igreja que é singular assume a pluralidade. Como exemplo: As sete igrejas da Ásia (1Co 16:19; Ap 2.1-3.22), quase todas com virtudes e defeitos, significativos, variando de lugar para lugar. Essa diversidade de igrejas é que forma a unidade da Igreja de Jesus Cristo aqui na Terra.

Igreja Evangelica Congregacional Pernambucana 

1940- Representando um Igreja local




No aspecto Local a igreja é instituída, pois assume a conotação de ajuntamento social de caráter religioso, que, geralmente, se fixa em algum lugar da cidade para onde afluem aqueles que têm confessado sua fé em Cristo, e outros que estão sendo discipulados, ou catequizados em rumo ao estado de maturidade espiritual da fé cristã. E, deste modo, a Igreja, que é um organismo vivo, também assume, necessariamente, um estado de organização social com direitos e deveres perante o Estado. 

Tem gente estudiosa da Bíblia que tenta fugir da igreja instituída e organizada, mas, não há necessidade desta fuga, ninguém está sendo perseguido pelo Estado. Quando isso acontecer teremos, talvez, uma igreja escondida, clandestina aos olhos dos cidadãos de nosso país, também, humilhada. Mas, enquanto isto não chega,  não devemos pensar que todas as igrejas instituídas sejam falsas. Se assim alguém pensa, arcará com as consequências da sua blasfêmia contra a obra do Senhor, como também carregará na cacunda o grande pecado de instituir sua própria igreja, causando verdadeira divisão no corpo de Cristo, tendo em vistas que seus intentos não são verdadeiros, mas, gananciosos ou facciosos, gente essa que não tem parte no Reino de Deus.


Claro que nem todas as igrejas instituídas são verdadeiras, mas, entre estas, estão as verdadeiras, que formam a verdadeira. Talvez você esteja perguntando como vai discernir a falsa da verdadeira. Lhe dou um caminho com três características inseparáveis: a) Fidelidade à Bíblia: a igreja tem que ter a Bíblia como única regra de fé e prática? b) doutrinas fieis à Bíblia, tendo alguns pontos com dificuldades de compreensão, tendo em vistas que nem tudo na Bíblia é de fácil entendimento. Não podemos fugir do depósito da fé. Quando o corpo doutrinário é falso, com certeza, a igreja, também o é, não sendo digna,  portanto, de ser reconhecida como a coluna e o baluarte da verdade. c) testemunho do Espírito Santo no coração com respeito à sua condição diante de Deus e dos irmãos, pois é Ele que testifica com o espírito do crente que são filhos de Deus. Neste ponto devemos ter cuidado para não confundir nossas impressões, emoções e sentimentos, com a ação do Espírito Santo.

Muita gente diz que está se sentido bem em tal igreja, é comum isso hoje acontecer. Dizem assim: "Estou nesta igreja porque me senti bem". Se perguntamos: "Você conhece o corpo doutrinário desta Igreja?" Respondem: "Não sei nem o que doutrina, falando em Deus, para mim está tudo bem".  Olha que isso é muito perigoso! Os homens perversos e impostores vão de mal a pior, pois vivem enganando e sendo enganados (2 Tm 3.13). Devemos atentar que antes do sentimento vem a razão; se não estamos agindo com a razão, e sim com a emoção, perdemos o censo. 

A Bíblia nos adverte sobre a necessidade de provarmos os espíritos para ver se procedem de Deus; e, os espíritos só podem ser provados pelas Escrituras, e não por nossos sentimentos. Um grande exemplo vem do nosso grande Mestre Jesus, sentiu fome, foi logo tentado nas suas necessidades humana. Se fosse o nosso Senhor, agir pelo sentimento, teria pecado. Eu disse "se". Graças a Deus que Jesus é impecável. Mas, você é?

A Igreja Local tem data de fundação, sendo susceptível de apostasias e outras coisas mais abomináveis, podendo, inclusive se acabar, como no caso das igrejas da Ásia, que talvez, hoje, se muito existir, são alguns resquícios de cristãos isolados, ou talvez pequenos comunidades, sem expressões que marquem a presença das mesmas na sociedade, por causa das grandes perseguições. Não há indícios de cristianismo na Turquia, a janela 10/40 que o diga. Portanto, aos membros de uma igreja local, cabe-lhe vigilância constante, pois até o Israel antigo, por várias vezes perdia o seu rumo, e se afastava do caminho de Deus, vindo a culminar com a sua rejeição, pois o reino de Deus que estava em suas mãos, foi tirado e dado a outro povo (Mt 21:43). A Bíblia nos diz que esse povo deve ter cuidado, pois, se Deus não poupou aquela gente que era tão original, também poupará a igreja local composta de gentios e judeus (Rm 11.21). Se a Igreja Local estiver em pecado, se não se arrepender, Jesus Cristo removerá o seu candeeiro; apagará a sua luz; a igreja ficará nas trevas; e ai, de quem fizer parte dela (Ap 2:5). 


Portanto, meu irmão, procure entender melhor o que é a igreja. A Igreja  envolve um pouco de mistério. O fato de você fazer parte de uma igreja, cuja denominação seja Tal e Tal, e sua dinâmica de trabalho a faça expandir-se com rapidez, e seja antiga e bem estruturada, e muito admirada e respeitada pelos homens, e que por ela tenha passado muitos cristãos notáveis, não se ponha a pensar que isso garante a sua salvação,  e a incorporação no rol das Igrejas de Deus. E, ainda que ela seja uma Igreja de Deus, não é a única Igreja de Deus. Deus não está confinado a uma instituição, principalmente, quando ela já deu sinais claros e evidentes de apostasias, sem arrependimento.

O conselho bíblico é: "Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos." (Ap 18.4).

Pr. Luiz Dias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top