Sempre que queremos ler uma porção das Escrituras Sagradas para as pessoas, muitas delas dizem: “Não quero porque já tenho minha igreja.” Não é triste esta resposta? Além de triste é de profunda ignorância e medo. É ignorância, porque há uma grande diferença entre as palavras Igreja e Escrituras Sagradas; o formato de uma igreja, seja de natureza física ou humana, também é muito diferente das Escrituras; o conteúdo das Escrituras também é diferente do conteúdo da Igreja, pois esta, no âmbito ministerial, tem suas limitações por causa da humanidade dos porta-vozes e ouvintes, por mais santos que sejam. As Escrituras, são simplesmente ilimitadas, elas são oceanos de sabedoria, graça, poderes miraculosos e confortos sem fim, porque elas  são a Palavra do Deus infinito.

A Igreja, em seu aspecto de natureza tangível aos seres humanos, tem suas limitações; as Escrituras, não têm. A igreja é produto da Palavra de Deus, mas a Bíblia não produto de igreja nenhuma. A Palavra de Deus deu origem, orientou e orienta a Igreja, mas, nenhuma Igreja orienta nem origina a Palavra de Deus. A Igreja verdadeira é porta-voz da Palavra de Deus, mas, não fonte da Palavra. A Igreja é depositária e guardiã, mas, não matriz.

E com respeito à utilidade das Escrituras? Uma igreja que despreza as Escrituras é covil de Satanás e de todos os seus demônios. Queres tu te escudar num inferno destes? Vai! No final, no Dia do Juízo, tu verás o resultado!

Recusar ouvir alguém ler um trecho das Escrituras apontando como desculpa a o fato de que  já tem uma igreja, é um claro sinal da utilização de um princípio de descriminação religiosa sem par, pois, a suposição é de que o portador da Bíblia seja protestante, e muita gente quando descobre que está conversando com um protestante, se arrepia e chega ao ponto de fazer um ritual chamado “sinal da cruz”, cuja crendice espalhada na mente dos crédulos é de que este sinal exorciza o Diabo! Ora, gente, isso é muito sério!

 Bom! Tudo isso são aspectos da fuga para se escusar de ouvir a Lei de Deus e continuar com o pensamento de que nada sabia; de que não fora avisado. Os seres humanos tem uma disposição enorme de fugir da Lei do Senhor dando desculpas das mais variadas e confusas. Isto é um quadro que se repete constantemente com o que aconteceu a Adão e Eva no Paraíso, logo após o ato de desobediência deles para com o Criador quando ouviram a voz do Senhor Deus no Jardim e se esconderam por entre as folhagens das árvores do jardim. 

Alguém já disse: Tal pai, tal filho! Então, se todos são filhos de Adão, herdaram dele a covardia de fugir do Deus verdadeiro e se refugiarem num prédio literal, de alvenaria, ou numa instituição, ou num retiro, sob a custódia de religiões que se aproveitam do termo “igreja” para com isso atrair as grandes massas populares que não têm capacidade espiritual para discernir o certo do errado, nestes aspectos místicos.

Se escudar em uma igreja representa um engano muito grande, porque as pessoas pensam que pelo fato de fazerem parte de uma instituição chamada de igreja, estará, com isto, acobertadas por Deus, no final, no Dia do Juízo. Naquele Dia, pensam elas, serão absorvidas de suas culpas porque se sacrificaram tanto, se escondendo nesses matos, ou por entre essas árvores de jardins, chamados de igrejas.

Talvez, você que me lê, esteja dizendo, esse pastor é inimigo da Igreja. Sou não, querido! Deus me livre! Eu amo a Igreja! Eu sou membro da Igreja! Quem é contra a igreja é contra Cristo. Quem persegue a Igreja persegue a Cristo. Amo a Igreja em todos os seus aspectos:

a)   No aspecto eletivo divino, que diz que antes mesmo da fundação do mundo, Deus escolheu em Cristo um povo de entre os pecadores perdidos e condenados à perdição eterna por causa das suas transgressões. E, para compor esta igreja, ele, Deus, lembrou-se de mim. Glórias ao Seu Santo Nome!

b)    Amo a Igreja no aspecto universal, que se compõe de pessoas que se encontram espalhadas pelo mundo inteiro e das quais, parte delas, já estão no céu, e outros estão aqui na terra; e, ainda outros irão crer. Esses crentes são os que tendo ouvido a pregação do Evangelho, nele também crendo, se arrependendo dos seus pecados, se convertendo a Jesus Cristo recebendo-o em seus corações; e, que, por esse fato, recebem o batismo verdadeiro e eficaz que é feito por Ele mesmo quando envia o Espírito Santo para regenerar, justificar e santificar os pecadores compõem essa igreja. Essa igreja não tem sede, não é uma denominação, não tem chefes humanos, pois o Seu Cabeça é Jesus Cristo, e não é uma igreja instituída na terra, mas, no Céu; e todos que hão de se converter hão de pertencer a ela nesta vida para serem glorificados na eternidade.

c)  Amo a Igreja no aspecto Local, não me refiro com isto àquela denominação que se diz não ser denominação e que tem pavor às outras denominações por se julgar superior às outras, mas, aquelas igrejas, ou comunidades, cujas localizações se encontram em cidades, bairros, ruas, vilas, casas, sítios, e outras localidades, sejam elas ligadas a um grande ou pequeno número de igrejas dessa natureza, sob o regime episcopal, congregacional ou presbiterial, desde que essas igrejas sejam instituídas segundo o padrão bíblico de fé e prática das Escrituras Sagradas do Velho ao Novo Testamento, como as Igrejas de Corinto, de Éfeso, da Galácia, de Filadélfia ou qualquer localidade do mundo, cujos líderes se compõem de pastores, ou bispos, ou anciãos, que são  presbíteros;  diáconos, evangelistas, e presidentes de classes internas dessas igrejas que vivem para pregar o Evangelho de Jesus, edificar os crentes na doutrina, orarem, estudarem as Palavras de Deus, ajudarem uns aos outros, batizarem com água os conversos e excomungar os adversários do Evangelho que demonstram-se insubordinados para prática do bem exigido nas Leis do Senhor.

d)   Amo também a igreja, no aspecto físico, isto é predial, organizacional, institucional e denominacioanl, pois Deus tratou comigo neste âmbito. Lamentavelmente, existem, muitos que tiraram, e ainda tiram, grandes proveitos da igreja nesse aspecto, pois até conheceram a Bíblia nesses locais, e foram bem acolhidos, diga-se de passagem, que agora, são contra o local de reunião dos crentes porque a insensatez deles foram evidenciadas a todos; e, outros, em grande número, que estão se aproveitando desses locais, aos quais chamamos de igreja (pelo fato da Igreja se reunir ali), da ignorância teológica do povo para fazer desses locais, clubes, comércio, exploração e outras aberrações, cujos resultados são danosos para a seara do Senhor, pois com isto espantam as pessoas e arrasam com o serviço sagrado da pregação do Evangelho que, emana, quase que totalmente  desses locais.  

Concluo dizendo que existem igreja e igrejas. Ekklesia do grego é a origem dessa palavra. Ela se refere a um ajuntamento de pessoas com um determinado propósito. A Bíblia fala da Igreja de Jesus Cristo, isto é, do povo que aqui na terra se reúne em seu nome, dizendo que onde houver dois ou mais, reunidos sobre as ordens de Jesus, para fazerem a sua vontade, sendo esse povo comprometido com Ele e sua Palavra, aí estará Ele no meio deles para presidir e abençoar aquela igreja.  

Uma reunião feita numa calçada de uma casa, onde o povo está falando mal da vida dos outros, se divertindo com imoralidades, com jogos, tóxicos, glutonarias, bebedices, sexo, planejamento de crimes, idolatrias, cultos esdrúxulos, músicas imorais, e outras coisas, é também igreja. Desse tipo de igreja, ajuntamento, ekklesia, existe muito pelo mundo a fora. Dela quero eu distância.  

Igreja não é somente instituições ou prédios religiosos de caráter cristão, mas, também um ajuntamento na rua com professores grevistas reivindicando por um salário melhor, pois são dignos.

O Salmos 1º diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedreos.” (1:1).

Podemos afirma, com certeza, que existe a igreja de Deus, a dos homens e as de Satanás. Não deixe de ouvir um texto das Sagradas Escrituras, por causa de uma igreja a que você pertence, da qual você se arroga até de ser dono dela, dizendo: “Minha Igreja!” Boa não é a sua igreja, nem a minha; boa e perfeita é a Igreja de Jesus Cristo.

Reuniões de conselhos de ímpios, caminhos de pecadores e rodas de escarnecedores, são igrejas de Satanás.
Fujam delas. Amem! Verdade! Verdade! Verdade!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top