“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” (1 Tm 4:16)


Existe um só Deus (Dt 6:4; Rm 16.27; 1 Co 8:6; 1 Tm 1.17; Jd 1.25), vivo (Js 3.10; Jr 10:10; 1 Ts 1.9) e pessoal (Gn 17:1; Ex 3:14; Jo 14:9) ; suas obras no céu e na terra manifestam não meramente que existe (Sl 19:1-6), mas que possui sabedoria, poder e bondade (Rm 1:19-20) tão vastos que os homens não os podem compreender (Sl 106:2); conforme sua soberana e livre vontade governa todas as coisas (Sl 135:6; Rm 9:15-16).
 ARTIGO 1º DO TESTEMUNHO DA NATUREZA QUANTO À EXISTÊNCIA DE DEUS



Por do sol
Já parou para olhar um por de sol ou uma noite estrelada e enluarada? Já sentiu uma brisa acariciante, de um vento que passa sussurrando nos seus ouvidos?

O que sente ao observar as árvores que, quando sopradas pelo vento, dão a impressão de estarem tão alegres que chegam a transmitir sons, sobre o efeito dos quais elas parecem bailar?  

E as lindas flores de um jardim com o mistério do seu perfume?

Estas coisas que contemplamos diariamente são chamadas de “A Natureza”. Como tudo isto veio a existir? Surgiram estas maravilhas por acaso, ou existe um Criador?

Por acaso, a criação não nos faz também pensar em um Criador? É verdade!  A Criação nos permite ouvir a doce voz do Seu Criador que, não é outro, senão o Deus vivo e pessoal.

Essa forma de Deus revelar-se às suas criaturas chama-se REVELAÇÃO GERAL. Por ela todo homem começa a tomar conhecimento de Deus. O Reformador Calvino disse que “Deus se revelou na estrutura do universo e se manifesta de tal forma nele dia após dia, que os homens não podem abrir seus olhos sem vê-lo nas suas obras.”.

CREMOS EM UM SÓ DEUS

O universo e os seres humanos não são obras de muitos deuses, como pensavam os pagãos do mundo antigo. Os gregos e romanos, por sua cultura politeísta (crença em vários deuses), desprezavam a Unicidade Divina. São Paulo chega a dizer que eles são indesculpáveis por esse grande pecado – Rm 1:20. A rebelião contra Deus era tão grande que Agripa em Roma criou um templo dedicado a todos os deuses de uma mesma religião a que se chamou  PANTEÃO.

A crença em vários deuses não morreu, pois existem religiões que adotam a mesma crença ainda hoje; ou seja, para cada dificuldade desta vida, existe um protetor ou uma protetora; um ajudador ou ajudadora; um mediador ou medianeira.

Pagãos crêem em deuses estranhos; no entanto, para os cristãos, “...Há um só Deus, o Pai...” (1 Cor 8:6). Quem crê em um só Deus não pratica a idolatria, pois no 1º Mandamento da Lei de Deus, está escrito:  “Não terás outros deuses diante de mim.” (Ex 20:3). Infelizmente, há pessoas que não confiam em um só Deus e, levantam para si, muitos protetores e mediadores, que são deuses minúsculos chamados “santos”.  “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.”  (Dt 6:4).

UM DEUS VIVO E PESSOAL

Deus é único e vivo. Pessoas há que pensam que a Natureza é divina. Quem confunde Deus com a Natureza é o Panteísta. A Natureza não é divina; pelo contrário, foi criada por um Deus vivo.

Existem aqueles que pensam que Deus está distante das suas obras, é o Deísta. Acreditar que Ele está longe, ou crer que ele pode ser confundido com homens, animais, plantas e minerais, é fazer do Deus Vivo um ídolo morto ou inativo.

Quem acredita que Deus é vivo, não pratica o pecado da idolatria adorando semelhanças inanimadas de homens, aves, quadrúpedes e répteis, pois o 2º mandamento diz:  “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto.” (Ex 20:4-5).

Devemos adorar quem pode abençoar, pois “Ele é o Deus vivo.” (Jr 10:10). O Deus que é único e vivo, é também o Deus Pessoal.  Ele não é um objeto; nem uma força existente no universo; e muito menos é uma idéia; Ele é uma pessoa. É capaz de criar, amar, preservar, governar e relacionar-se com suas obras.

Você e eu somos obras das Suas poderosas mãos. Ele quer relacionar-se conosco, assim como se relacionou com Abraão, ao dizer: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gn 17:1).  EU SOU é pronome pessoal, como também é o seu próprio nome. Por sinal, revela isto para Moisés, dizendo: “EU SOU O QUE SOU.” (Ex 3:14).

Deus quer o nosso bem físico, mental e espiritual. Infelizmente muita gente não acredita que Deus seja uma pessoa. Querido amigo, se Deus não fosse uma pessoa, como teria arquitetado e construído o universo? Como governaria Ele, este gigante imensurável? 

A prova maior da sua personalidade é esta: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16). A criatura ajuizada corresponde com este amor, aceitando o Filho de Deus; aquele que faz esta boa obra, tem garantida a salvação. Deus deseja que os homens correspondam a este amor. Você tem correspondido? 

DEUS PODEROSO, SÁBIO E BONDOSO

Através da natureza “...os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o principio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas.” (Rm 1:20).

Medite um pouco no Universo. Ele tem um espaço de dimensões “infinitas”. É formado por um número assombroso de astros, tais como: estrelas, planetas, asteróides, cometas, etc. Alguns desses têm luz própria; outros são iluminados, como a Terra, o planeta em que vivemos, o qual gira em torno de uma estrela chamada Sol, que é chefe do Sistema Solar.

O Sol, por sua vez, comanda, além da Terra, oito planetas, além de satélites, cometas, asteróides, etc. No Universo existem várias galáxias. Uma galáxia concentra bilhões de estrelas. A galáxia onde a Terra está inserida chama-se Via-láctea. 
Tudo isto não é espantoso? Até mesmo os cientistas se surpreendem com a variedade infinda do Universo. Nosso planeta mesmo, tem mistérios que ainda não foram desvendados. Isto revela a Sabedoria, e o Poder de Deus. O Salmista proclama: “Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem.” (Sl 111:2). 

Deus não criou o Universo por necessidade; mas, por um ato de liberdade. Tudo fez para sua própria glória.  “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, honra e o poder, porque todas as cousas tu criastes, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.” (Ap 4:11).
      
A Bondade de Deus se revela na manutenção de suas criaturas. Podemos declarar com o Salmista: “Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de  sorte que da terra tire o seu pão, o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.” (Sl 104:14-15). 

Estes mistérios de Deus são tão vastos que os homens não os podem compreender na sua totalidade. Mas, Deus quis revelar algo de Si para as suas criaturas. Mas, o ser humano é tão ingrato, “... porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças.” (Rm 1:21).

Observando a Natureza começaremos a conhecer algo de Deus, pois Ele fala por ela. O discurso da Natureza é altamente maravilhoso; não conseguimos ouvir palavras, mas Deus está dizendo: “Eu te amo! Veja a minha glória; ela é proclamada pelos céus! O firmamento é obra das minhas mãos! Ouça minha voz todo dia! Eu revelo conhecimento para você todas as noites!”

Seu amor e sua ira são revelados na Natureza. Muita gente pensa que o homem perverso não é castigado; mas, isto é um engano, pois “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça.” (Rm 1:18).

DEUS LIVRE E SOBERANO

“Conforme sua Soberana e livre vontade governa todas as coisas”. O homem não quer ser submisso a Deus, por isso, rejeita a sua soberania. Para muitos, o homem é divino e Deus tem que respeitá-lo. Mas, o autor deste pensamento só pode ser Satanás. Que os humanistas queiram ou não, o homem, foi criado para ser sujeito ao Criador. Deus tem razão de dizer: “Terei misericórdia de quem me aprouve Ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouve ter compaixão.” (Rm 9:15).

Olhando a natureza, vamos compreender que Deus comanda tudo; e que nós não somos nada. Ele sim,é Soberano e Livre. Ele não precisa, e nem depende de Suas criaturas; Ele é que governa tudo. “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Dn 4:35).

Se sua fé na existência de Deus é uma fé irracional; ou seja, porque alguém diz que Ele existe, você acredita, não pense mais assim; tire suas próprias conclusões. Pense agora: “Eu sei que Deus existe por que Suas Obras me revelam.”

Não seja como a maioria, que afirma a existência de Deus, como também diz conhece-Lo, porém, não aceita de bom grado os benefícios trazidos na pessoa do Seu Amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Conhecer não é apenas saber que Ele existe; é aceitar especialmente, a salvação que Ele nos traz por Cristo. Amém!         


Elaboração: Pr. Luiz Dias da Silva.- Rua Francisco Pimentel da cunha, 20. Bairro do Nordeste 2. Guarabira – PB   - CEP 58.200-000. E-mail: iicongregacionalgba@hotmail.com

1 comentários:

 
Top