Deus, no hebraico, El, é o nome mais geral da divindade. Era aplicado tanto para deuses pagãos, como para o Deus Verdadeiro. Os convertidos, porém, não associam a palavra Deus aos nomes dos deuses pagãos, mas, ao nome do Deus verdadeiro, Supremo, Único, Infinito, Criador e Sustentador do universo; o espírito eterno, imutável em poder, santidade, justiça bondade e verdade.

O verdadeiro Deus é poderoso, mas, tão poderoso, que o seu próprio nome em hebraico, Èlohim, é “o Poderoso”. Ele é o “poderoso princípio”, o poderoso Criador (Gn 1.1), o Deus forte, e a poderosa divindade.

O verdadeiro Deus, o Senhor Deus, ou seja, Jehõvã (Hebraico), o auto existente, ou seja, aquele que existe por si próprio, é o nome com que Deus se revelou a Moisés (Ex 3.13-15). Este é o nome eterno de Deus. É com esse nome que Ele será lembrado de geração em geração, e é invocado nas orações. Eu Sou o Que Sou, é o significado de Jeová, o que traduz o sentido de o Eterno; de o Alfa e o Ômega; e, daquele que era, que é, e que há de vir (Ap 1.8). Ele é o Senhor de todos no passado, no presente e no futuro. Diz o Dr. Shed, na sua Bíblia Vida Nova, na página 592, que Jeová é o nome do Deus da Aliança, que se revela pessoalmente; e, que foi este aspecto da divindade que Jesus Cristo veio apresentar-nos.

Esse Deus é diferente dos ídolos mortos, feitos pelas mãos dos homens, ainda que de prata ou ouro, os quais “Têm boca, e não falam; têm olhos, e não veem; têm ouvidos, e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam. Som nenhum lhes sai da garganta.” (Sl 115. 5-7). Sobre os adoradores e fabricantes desses ídolos há uma maldição: Tornar-se semelhantes a eles (Sl 115.8). Jeová, o Poderoso, fala pela sua criação e pela sua santa Palavra. Pelo seu grande poder, Deus chama a terra desde o lugar do nascimento do sol até o local onde ele se põe (Sl 50;2).

Jeová, o Poderoso, resplandece na igreja, a qual é sua excelente formosura. Cada cristão é uma luz que resplandece nesse mundo; eles foram acesos e postos em lugar alto para alumiarem os habitantes da casa, que é este mundo; da mesma maneira que o sol faz o seu trabalho de alumiar fisicamente a terra. Os cristãos juntos, com suas lâmpadas acesas formam a igreja, a qual é a cidade de Deus, que está edificada sobre um monte que é Jesus Cristo (Dn 2.35), e não há como esconder-se. Quão grande é a responsabilidade do cristão (Mt 5.13-16). A excelente formosura da igreja só brilhará a partir das boas obras dos seus filhos e filhas. Os homens precisam ver estas boas obras; somente assim glorificarão a Deus, o Pai, Jeová, o Poderoso que está nos céus.

Ninguém é verdadeiro cristão sendo mero religioso, visitante de uma igreja, próxima de sua casa, apenas nas noites de domingo, assentados para prestigiar um culto. Todos os cristãos, são chamados a adorar a Jeová Deus, o Poderoso; a aprender da Bíblia e viver o que ela fala pela boca dos atalaias de Deus; e, ensinar o que aprendeu ao povo (Mt 28.18-20).

O cristão deve anunciar ao mundo a seguinte mensagem: “Vem o nosso Deus, e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a terra, para julgar o seu povo.” (Sl 50.3-4).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top