A partida de alguém desta vida para a outra sempre deixa um rastro de tristezas e saudades. Muitos não conseguem consolo pelo vazio deixado pelo cônjuge, pais, irmãos, parentes ou amigos. É bem verdade que nada pode preencher essa lacuna, e nestes momentos de lembranças tristes e sombrias precisa-se de consolo. Onde podemos obter conforto e paz verdadeiros?

Alguns, usando da sabedoria humana, tentam consolar os que estão sofrendo pela ausência dos seus queridos, apregoando esperanças vãs sobre o destino do morto. Por exemplo: Dizer que o morto está em bom lugar sem saber como, onde ou por que. Ao mesmo tempo em que consola dessa maneira, ensina que se façam sacrifícios em favor da alma do morto. Como pode tal coisa?

A Bíblia é a única fonte de informações segura sobre este assunto. Quem a examina e compreende sua doutrina, encontra a verdade sobre os mortos a fim de consolar com a consolação que ele mesmo é consolado (II Co 1.4). 

Pela Bíblia, podemos reger a nossa vida para que, quando partirmos daqui, chegarmos ao Porto Seguro, ao lar celestial; à casa de Deus, e viver com Cristo eternamente.

A Bíblia diz que Deus criou os primeiros seres humanos perfeitos, puros, sem pecados, sem fraquezas físicas e com capacidade de obedecer à Lei de Deus. Esta criação original, que era tão feliz, foi tentada por um espírito mal (Gn 3.1-5), e caindo em tentação (Gn 3.6), desobedeceu à Lei do Criador (Gn 2.16-17). Por esse pecado, entrou a morte, não só para o primeiro casal, Adão e Eva, mas, também para os seus descendentes (Rm 5.12).

Esta morte que penetrou na humanidade não tem apenas o aspecto físico, mas, também espiritual (Mt 8.22). Neste caso, as primeiras criaturas, receberam a morte espiritual, estando ainda vivos (Gn 2.17; Gn 3.7). Vivendo na morte espiritual, o casal recebeu também a sentença condenatória da morte física, o que posteriormente se confirmou (Gn 3.19; 5.5). Esses dois aspectos da morte, desemboca na condenação eterna, que é um terceiro aspecto da morte, o qual a Bíblia chama de segunda morte (Ap 21.8). Nesta situação, todos os seres humanos vivem, pois, do primeiro casal herdaram esse infortúnio.

Deus, que é o Grande Pai amoroso para com suas criaturas, planejou a salvação das mesmas, enviando o Seu único Filho, para por meio dele, remir pecadores que se arrependam e acreditem na sua proposta de salvação expressa na Bíblia, especialmente no Novo Testamento.

As criaturas, pecadoras, que apesar de vivas, estão mortas no espírito, e sujeitas a morrerem no corpo, e depois, serem condenadas à morte eterna, poderão reverter esse quadro se aceitarem a Cristo, por meio da pregação do Evangelho, com certeza ganharão o prêmio da vida eterna. Eis a boa nova: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc 16.15-16).

As pessoas que creem no Evangelho passam da morte para vida (Jo 5.24), ou seja,  ressuscitam, nascem de novo ainda nesta vida (Jo 3.4) para terem direito à ressurreição da vida no Último Dia (Jo 5.29; 6:44). Portanto, se alguma pessoa querida faleceu, mas, aceitou a proposta de Cristo, está salva; está com Cristo, o que é incomparavelmente, melhor do que está entre nós (Fp 1.23). Isso não representa o maior conforto? Sim! Com certeza!

Saber, de fato, que alguém recebeu a vida eterna é o maior conforto que se pode dar ou receber, pois isso representa a grande esperança para os vivos, pois, somente estes, podem aceitar a Cristo e serem salvos. Fazendo assim, viverá na esperança de que assim como Cristo ressuscitou de entre os mortos, Deus também ressuscitará, não somente os queridos falecidos que partiram na esperança de Jesus Cristo, os quais estão com Ele na glória celestial, como também ressuscitará o que há de morrer na mesma esperança, isto é, o convertido
Alguns desses tem esperança de vida eterna
a Ele, ainda em vida (1 Ts 4.13-18).

Quanto aos mortos, falo daqueles que já estão no além, caso tenhamos dúvidas sobre o lugar em que eles estão, se no céu em gozo inaudito com Cristo, ou no inferno em tormentos indescritíveis, não tentemos não tentemos ajudá-los, pois  nada podemos fazer por eles. O destino deles está selado. Além do mais, eles não sabem o que acontece por aqui. A Bíblia é muito clara: “Os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa (de nós que estamos aqui na terra); para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Ec 9.5-6).

Não tentemos de modo algum entrar em contato com os mortos, ou fazer algum ritual por causa deles; isso é muito perigoso, inútil e contrário aos Mandamentos do Senhor (Lv 19.28, 31; 20.6,27; Dt 18.10-12; Sl 115.17; Is 8.19; Lc 16.30-31).

Finalmente, meu amigo, ore implorando de coração para Jesus Cristo resolver o maior problema que aflige os mortais: a falta da Vida Eterna. A nossa felicidade, vem de cremos, ou seja, aceitarmos a Jesus como nosso Salvador Pessoal. Jesus é o Caminho para o céu; a Verdade contra toda mentira; e, a Vida contra os aspectos da morte. Sem Jesus, ninguém irá ao Pai (Jo 14.6). 

Quer se converter agora a Jesus Cristo e seu Evangelho? Procure alguém que confessa a salvação, e de fato, apresenta frutos da conversão em seu modo de crença e vida.
_____________________________________________________________________________________________
Mensagem produzida pela II Igreja Congregacional de Guarabira. - Av. Argentina, 275. Bairro das Nações. Guarabira –PB. CEP 58 200 000

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top