"Os pecadores que não creem no Salvador e não aceitarem a salvação que lhes está oferecida de graça, hão de levar a punição das suas ofensas (Jo 3:36) De modo e no lugar destinados para os inimigos de Deus (2 Ts 1:8-9)." (Art. 15 da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo).

Comentário
O Artigo 12 da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo fala que Origem da Salvação está em Deus Pai; o 13, do Autor da Salvação, que é Jesus Cristo, o Deus Filho; e, o 14, da Obra do Espírito Santo, que é Deus Espírito, aplicando-a à salvação ao Pecador. Isto mostra a Trindade na obra da salvação dos homens.

O Artigo 15 nos mostrará o destino dos pecadores que rejeitarem esta salvação, ou seja, a situação dos impenitentes.

O que significa a palavra impenitente? 

O impenitente é um rebelde, um teimoso,  um criminoso por transgredir as leis do Senhor Deus; ele é um inimigo de Deus. Têm características de cavalos e mulas, os quais não têm entendimento, e que só obedecem com freios (Sl 32:9).

Caim é um exemplo de homem impenitente, que é seduzido por Satanás, e que deixa de ouvir a voz do Senhor Deus (Gn 4:3-7), e acaba assassinando seu irmão.

Já sabemos que Deus criou o homem perfeito; preparou o ambiente para que o mesmo vivesse bem; deu-lhes mandamentos e uma promessa de vida eterna, no caso de obediência. Porém, uma sentença de pena de morte, caso transgredisse a Lei de Deus. Acontece que o homem falhou, o que acarretou em condenação, não somente do primeiro casal, mas, dos seus descendentes.

Deus olhando a miséria do homem perdido preparou-lhes a salvação. Para remir este homem perdido, enviou o Seu único Filho para substituí-lo, sofrendo Ele a morte e a maldição no lugar do pecador.

Qual a situação  dos pecadores que não crerem no Salvador?  

Após o pecado a ira de Deus caiu sobre o homem pecador; crendo este no Salvador, que é o Filho de Deus, “...tem a vida eterna...” (Jo 3:36). Crê, não é um simples concordar teórico; mas, é receber os benefícios da salvação realizada por Cristo; como também, obedecê-lo. É isto que a Palavra de Deus diz: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10:9).

O  diabo, desde o começo, tem engendrado meios para confundir os homens e desvia-los do verdadeiro caminho, que é o Senhor Jesus (Jo 14:6) e sua gloriosa nova, que é o Seu Evangelho (Mc 16:15-16). As falsas religiões, através de seus atalaias, meros instrumentos do engano, traçam longos percursos para que o homem fique a percorrer, na esperança de uma salvação, a qual espera que se revele no ultimo dia de vida, ou depois da morte; ou depois de um morrer e renascer carnal; ou através de purificações depois da morte em algum lugar fictício de purgação; ou na esperança de que suas 'almas fiquem penando' à procura de reparar pecados que foram cometidos durante o seu tempo de vida pregressa e impenitente.

Para distrair os pecadores, oferecem soluções de problemas naturais, os quais nunca terão fim, até porque isso representa uma fonte de renda inesgotável, e, eles não têm interesse de acabar com essa pendanga que não leva a nada. Sobre isso, Jesus Cristo disse que os escribas e fariseus atavam fardos e difíceis de carregar e os punha sobre os ombros dos homens, mas, aqueles guias, não moviam um dedo para carregá-los (Mt 23.4).

A mensagem do Juízo é omitida; a mensagem salvadora é obscurecida; o arrependimento e a contrição não são pregados,  e alimentam o povo crédulo com esperanças vãs.

Iludem as pessoas, oferecendo soluções de problemas sociais que nunca se concretizará. Ainda, outros, fazem do Evangelho, uma mensagem mesclada com superstições e feitiçarias; oferecem a graça misturada com a Lei (Gl 3:10); pregam a salvação através de obras de caridade, querendo anular a graça de Deus na obra da salvação (Ef 2:8-10).

Misturaram o Evangelho com repetições de sacrifícios incruentos e adorações à criaturas, em vez do Criador; para isso, fabricam imagens de homens e mulheres, inclusive de vultos religiosos que já estão mais nesse mundo, ou sejam, estão invocando os mortos (Rm 1.21-23).

Tem religião que ajuntam as Escrituras Sagradas, que são inspiradas por Deus, com livros de seus fundadores e tradições de suas igrejas.

São tantos tramas diabólicos, que não dá nem para enumera-los aqui. O objetivo é explorar o povo e confundi-los para que não encontrem o caminho para vida ainda neste mundo.

Como é oferecida a salvação ao pecador e como deve ele aceita-la?  

Quem deseja salvar-se, esteja de sobreaviso, pois se o pecador que não se aproveitar da salvação oriunda unicamente dos benefícios de  Jesus Cristo, terá que sofrer a punição das suas ofensas de modo e no lugar destinados por Deus para os seus inimigos.

A salvação é oferecida pela graça de Deus e não por nenhuma obra meritória do homem. O pecador deve aceita-la pela fé. Diz a Bíblia: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2:8-9).

Onde e de que modo o impenitente sofrerá a punição das suas transgressões? 

Sofrerá a punição do seu pecado em um lugar destinado por Deus para os seus inimigos. Este lugar não é bom. A Bíblia o apresenta com vários nomes, tais como: castigo eterno (Mt 25.46); fogo eterno (Mt 18.8); inferno (Mt 9.43);  inferno de fogo (Mt 18.9); lugar de tormento (Lc 16.23);  lago do fogo (Ap 21.8); trevas exteriores (Mt 22.13); abismos de trevas (2 Pe 2.4); segunda morte (Ap 2.11).

De todos os sinônimos de tormento eterno usados na Bíblia, o mais apropriado é “inferno”. O transgressor da Lei, mesmo aqui da terra, gostaria que não houvesse o local do castigo. Existem pessoas que dizem que não há inferno, e nem existirá castigo eterno, pois um Deus tão amoroso não suportaria ver suas criaturas sofrendo por toda a eternidade, ou seja, com essa ideia, mentem  contra as Escrituras Sagradas.

Para incorrer em contradição, outros dizem que os ímpios serão literalmente aniquilados, queimados e transformados em cinzas, como um papel posto no fogo.

Outros, afirmam que o inferno é aqui na terra. dizem até assim: "Quer inferno maior que esse?" Sobre esse pensamento, um irmão que já partiu para a glória, dizia: "Se o inferno fosse aqui, era um rio de leite com as margens de cuscus".  Há que inferno bom! É tão bom, que ninguém quer sair dele!

Dizem que inferno é apenas um estado de espírito que alguém está vivendo, por causa de um grande sofrimento. Mas, se isso fosse assim, o tormento do inferno acabaria. Mas, o inferno descrito nas Escrituras, é de tormento eterno: " ...de dia e de noite, pelos séculos dos séculos." (Ap 20.10).

Confundem uma situação momentânea com o castigo eterno. Será que a Bíblia não tem uma resposta adequada? Sim, amigo, Ela tem a resposta para tirar todas as dúvidas. “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.”  (Dn 12:2). O que será vergonha e horror eterno?

O inferno é o destino daqueles que são separados de Deus; é a ausência da vida, da luz, e do amor. É um lugar de chamas de fogo e, ao mesmo tempo, de densas trevas. É a sensação de alguém que vai se abismando; sempre caiando vertiginosamente para as profundezas. É o lugar apropriado para os egoístas e solitários. Será que eles irão gostar do isolamento de lá, como gostam isolar-se aqui?" Será?  Será?


Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os sues anjos.” (Mt 25:41).  Quem serão os malditos que irão ser apartados? O que será o fogo eterno?

“Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,...” (2 Ts 1:9). Destruição eterna não é aniquilação instantânea, como um papel que pega fogo e torna-se em cinzas; mas, a condição de ruína eterna sem oportunidade de regresso à presença do Senhor.

Muita gente pensa que o Juízo, apesar de, por si só, representar condenação, talvez haja oportunidade de absolvição através da misericórdia do Juiz. A bíblia, porém, ensina que o dia do Juízo, para quem não aproveitou-se da salvação, será sem misericórdia (Tg 2:13; Ap 21:15).  Tem muitos textos desta natureza; mas, estes aqui, para quem tem ouvidos, já são mais do que bastantes.

Portanto, aproveite a oportunidade da salvação que lhe oferecida hoje pela graça de Deus. Aceite a Cristo como o seu único e suficiente Salvador, escaparás do castigo eterno. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top