A Segunda Vinda de Cristo é uma das profecias mais temidas, pois será o fim, o fim do século, ou o fim de todas as coisas (Mt 24.14; 28.18; 1 Pe 4.7).
 É uma profecia também muito discutida, dada a sua complexidade de interpretação, principalmente de textos do Antigo Testamento que trata do Dia do Senhor.
Também é uma profecia muito propalada porque assim o Senhor ordenou que o fosse para que os homens se arrependam e se convertam para escapar da condenação, ou permaneçam de coração endurecido para serem condenados no Dia do Juízo (At 17.30-31).
É a profecia de cumprimento mais desejado, pois nela, o Senhor Jesus será glorificado nos seus santos e, estes, nEle (2 Ts 1.10; Rm 8.30; 1 Pe 5.4); e, os ímpios serão julgados e punidos com eterna destruição por seus maus pensamentos, palavras e obras não purificados pelo sangue do Cordeiro (2 Ts 1.9).
Acima de tudo, o crente não pode ser ignorante quanto ao assunto que diz respeito à Vinda do Senhor (1 Ts 4.13).
A vinda de Cristo representa a redenção final dos crentes, quando haverá separação entre os homens: O iníquo, isto é, aquele homem do pecado que está ainda de maneira obscura (2 Ts 2.8) e todos que lhe seguem serão condenados (2 Ts 1.7-9); e, os justos receberão seu galardão (2 Ts 1.7, 10).  

Naquele Dia também Cristo se revelará como Rei e General vitorioso com os anjos do seu poder e com os seus santos ao seu lado (2 Ts 1.7; 1 Ts 4.14, 17).

Quando Cristo voltará? Não sabemos nós, nem os anjos, e nem mesmo Ele, Jesus, sabe, o dia, e a hora; é um segredo que somente, Deus Pai sabe (Mt 24.36). Porém, sabemos que Ele voltará como ladrão de noite (1 Ts 5.2). Por quê?  “...Para que (os crentes) lancem fora toda segurança carnal e sejam sempre vigilantes, porquanto não sabem a que hora virá o seu Senhor, e estejam continuamente preparados para dizer: Vem, Senhor Jesus, vem depressa! Amém!” (Ap 22.20) – Confissão de Fé Congregacional – XXXIII-III.

Sob pretexto de ensino apostólico, ou de revelação de algum espírito de profecia, não se deve ensinar que Jesus Cristo já veio, ou que pode vir iminentemente, ou seja, antes dos sinais. Tal ensino é enganoso (2 Ts 2.1-4).

Antes de vir o Cristo, acontecerá um fenômeno chamado de apostasia. Quer dizer, uma gama de ensinos errados sobre a fé cristã, a ponto de encapar a verdade e considerar a mentira igual à verdade da Palavra de Deus, ou seja, tornar tudo relativo. Haverá uma negação tão forte da Palavra de Deus que Ela será misturada com a mentira, a ponto das inúmeras mentiras serem mais bem aceitas que a própria Verdade de Deus.

A mentira e a verdade serão duas “verdades” que se abraçarão e se beijarão na mesma igreja ou em igrejas e religiões diferentes, sem problema nenhum. Movimento ecumênico fala muito bem disto.

 Haverá mistura entre os cultos satânicos e os cultos evangélicos, e todos pensarão que tudo é de Deus; e, nisto, as pessoas estarão adorando aos homens e a Satanás, pensando que é o Deus Verdadeiro (2 Ts 2.3,4,9,10).

A igreja será minada com heresias abomináveis, e o amor da maioria esfriará (Mt 24:12); falsos milagres surgirão (Mt 24:24); costumes mundanos, luxuriantes, imorais e profanos tomarão o lugar da santidade (Ap 17:4; 2:20) para arrastar a muitos crentes gananciosos, sentimentalistas, vaidosos e sensuais (2 Tm 3:1-5). Muitos pastores serão os instrumentos principais que facilitarão o ingresso da apostasia nas vidas das pobres almas, pois ganharão dinheiro com elas (Mt 24:11; At 20:29-30; 2 Pe 2.12-16).

Estas forças misteriosas da iniquidade e o seu espírito já operavam desde os tempos apostólicos, porém não se manifestavam por causa deles (At 20.29-30; 1 Ts 2.6).

Mas, o Senhor Jesus adverte profeticamente que esse mistério da iniquidade se multiplicará de tal forma nos últimos dias que a fé e o amor de quase todos apostatarão (Mt 24.12; Lc 18.8). Os crentes considerarão a Igreja como coisa vil e a abandonarão, escandalizados; trairão e odiarão os verdadeiros cristãos (Mt 24.10).

Antes de Cristo vir deverá aparecer outro sinal muito forte: Um homem maligno, possuído por Satanás, fazendo grandes e muitos milagres para engana todo mundo, e até mesmo muitos que se dizem crentes que vivem ansiosos por manifestações sobrenaturais.

Esse anticristo será um bispo de uma facção do cristianismo o qual insiste em usurpar para si as prerrogativas de Cristo. Ele insistirá em ser o pastor dos pastores e dirá que é o cabeça da Igreja, ostentando-se como fosse Deus. Ele nega a verdade, e se levanta contra Deus, inventando deuses para levar o povo à apostasias  (Ts 2.3-10). Ele é falso profeta.

Outro sinal interessante é a pregação do Evangelho. Cristo não virá antes que todas as nações ouçam a Mensagem de Juízo e Perdão de Deus (Mc 13:10; Mt 24:14). O cristão verdadeiro deseja pregar o Evangelho a um maior número de pessoas, para apressar o Dia da Vinda do Senhor (2 Pe 3:12).

Como Jesus virá? Não de maneira invisível e enigmática, aponto de ninguém saber se foi Jesus que veio, ou se foi um disco voador que carregou o povo. Diz a profecia que todo o olho o verá (Mt 24.29-31; Ap 1.7). Diga-se de passagem que as palavras gregas usadas para o grande evento da Vinda do Senhor, envolve a idéia de visibilidade, e não ao contrário. Senão, vejamos:
a)      Parousian (Mt 24.3; 1 Ts 4.15; 2 Ts 2.1), vinda ou presença pessoal e corpórea.
b)      Apocalipsis (2 Ts 1.7) Revelar; desvendar; tornar inteiramente conhecido; revelação.
c)      Epfaneia (At 27.20; 2 Ts 2.8) manifestação; aparecer; aparição; vinda.
Jesus virá do céu como homem, isto é, corporal, pessoal e visível (At 1:11), em sua própria  glória (Mt 25.31); na glória dos santos anjos (Lc 9.26); e, na glória de Seu Pai (Mt 16.27), para julgar os povos.

O Espírito de Deus ressuscitará todos os mortos e transformará os crentes vivos, os quais serão arrebatados até aos ares onde Cristo estará. Os ímpios serão deixados, mas, Jesus Cristo, que estará assentado no Trono da Sua Glória os julgará e os condenará (Jo 5:28-29; Mt 24.36-42; 1 Co 15.50-56; 1 Ts 4.15-17; Mt 25.31; Ap 20.11-15).

Até à Vinda de Cristo devemos consolar os irmãos com as Palavras de Deus (1 Ts 4.18). A Igreja sofredora precisa de conforto (1 Ts 2.12; 5.11; 2 Ts 2.15-17). A certeza da Vinda de Cristo incentiva os cristãos a trabalhar e viver ordenadamente (1 Ts 2.9; 4.11-12; 5.14; 2 Ts 3.6-15), praticar a moralidade sexual (1 Ts 4.1-8) e o amor fraternal (1 Ts 5.4-11).




Pr. Luiz Dias - Fone: (83)8810-5163/9162-0019/3271-1394 -  E-mail:   iicongregacionalgba@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top