O que é um congregado? Um congregado, para a igreja atual, é alguém que deu público testemunho de querer seguir a Jesus Cristo, e passa a freqüentar regularmente uma igreja local, sem, no entanto filiar-se, oficialmente àquela comunidade; é também, alguém que migra de uma igreja para outra, até que seja recebido como membro oficial daquela igreja que agora passa a freqüentar.

imagem 1
Nos primórdios da igreja existia essa classe de crente? Penso que não. E, por que penso assim? Primeiro, porque a igreja estava em fase de implantação. Segundo, porque, quando alguém se declarava seguidor de Cristo, unia-se à igreja imediatamente através do batismo, e não por um levantar de mão, ficando no meio dos irmãos sem saber o que de fato queria com respeito à igreja.  Hoje, muitos que se declaram crentes em Jesus Cristo, se infiltram nas igrejas e passam tempos e tempos protelando o batismo ao máximo que pode, como o fez o Imperador Constantino no IV século, segundo a história. Tal coisa não acontecia nos primórdios, e os que criam eram imediatamente batizados. Desse testemunho, o Novo Testamento está cheio, especialmente, no livro de Atos dos Apóstolos (2.37-41; 8.12-13, 36-39; 9.17-18; 10.44-48; 16.14-15, 33).

Pelo que expomos acima, está claro que não existia essa classe de crente chamada de congregado; ou o cara se batizava, ou não fazia parte da igreja. Mas, por que a igreja não batiza logos os conversos tornando-os membros oficiais da mesma?  Neste aspecto temos os seguintes pontos a considerar: a) O batismo só pode ser administrado a quem assim o deseje, e não por força nem por violência, ou sobre responsabilidades de terceiros, como nos casos das igrejas que batizam infantes e adotam padrinhos. Quando alguém se converte a Cristo, a primeira coisa que surge nele é o desejo de se batizar; b) há muitas conversões psicológicas, o que na realidade não é a conversão verdadeira, mas, uma adesão à igreja local, ou ao pregador, e não a Cristo, o que se revela com o passar dos dias. Basta o pregador morrer, ou ir para algum outro lugar, que nós vemos o resultado dessas “conversões”; c) existem muitas concepções equivocadas sobre o que seja de fato o batismo; d) e, existem muitos falsos ensinos sobre a fé cristã, necessitando o neófito de instruções básicas, à qual, chamamos discipulado breve.
Aula de discipulado da II IEC de Guarabira

E, com respeito aos veteranos, os quais já se batizaram em suas igrejas de origem, por que a igreja se demora em torná-los membros? Essa classe, para a igreja atual, apresenta os seguintes problemas: a) hoje os crentes estão mudando de igreja como quem muda de roupa, e fazem isso não por convicções, mas, por conveniências, tais como incompatibilidade de gênio, especialmente, com o pastor, em outras palavras,  sai com a comunhão quebrada com a igreja, e o coração cheio de ira e amargura, resultando em quebra de comunhão.  O pastor que recebe tal membro, pensa que está recebendo uma jóia de ouro, mas, está recebendo uma jóia de lata; b) a igreja receptora deve ter consideração para com a igreja de onde o crente está vindo. Se não há essa consideração é reino dividido; c) é necessário, verificar se o crente que está nesse processo de migração está disposto a casar com o perfil, com a doutrina, com a liturgia, com o estatuto e com o modus operandis (modo de trabalho) daquela igreja no reino de Deus. Se alguém não aceita estas coisas, não está preparado para fazer parte da membresia da igreja receptora.

Bem, feita estas observações, pergunta-se até onde vai os deveres e diretos de um congregado? Um congregado, praticamente, tem mais direitos que deveres. Vejam só: a) o principal direito dele é o mais sublime de todos: o direito de adorar o seu Deus, participando de todos os cultos congregacionais da igreja: estudos bíblicos, simpósios, seminários, escolas dominicais, confraternizações, etc. b) tem o direito de ser assistido espiritualmente, fraternalmente, socialmente, etc. c) fica vedado ao congregado, porém, a participação em reuniões de assuntos administrativos da igreja, recepção da Santa Ceia do Senhor, o exercício ministerial de forma oficial, participação em conjuntos musicais, departamentos, e outras atividades, as quais são prerrogativas só dos membros efetivos da igreja, salvo raras exceções. Isso não quer dizer que ele não possa ministrar um solo musical, trazer uma pregação, sair para um evangelismo com os mais experimentados, participar de retiros, ações beneficentes, ser voluntário em alguma atividade da igreja, etc.

Uma grande pergunta: O congregado pode dizimar ou ofertar? Com certeza! Por quê? Porque do Antigo ao Novo Testamento, essas coisas fazem parte da adoração, automaticamente, ele tem direito. Essas coisas só são recusadas por Deus se o ofertante tiver inimigos (Mt 5.23-24); for avarento (At 5.1-11), pense que pode comprar as bênçãos de Deus (At 8.18-22), ou que seja quinhão de origens ilícitas tais como, prostituição, jogatina, tráfico de drogas, idolatrias, etc.

O congregado pode contribuir com donativos para o trabalho de ação beneficente da igreja? Dar esmolas, é mandamento do Senhor, qualquer pessoa deve fazes isso, quem não o faz está pecando. O Congregado deve fazer isso.

Finalmente, o grande direito do congregado é tornar-se membro da igreja, através do batismo e de uma vinda consagrada a Deus. Quando ele quiser se batizar, a igreja não deve negar a água do batismo, pois Jesus Cristo ordenou que quem cresse fosse batizado (Mc 16.15-16). Você já creu em Jesus como seu salvador pessoal? Por que não se batiza logo para se tornar membro da igreja?

Que essas palavras orientem o povo de Deus nesses dias confusos. Amém!



(Imagem 1) https://www.google.com.br/search?q=levantando+a+m%C3%A3o+para+aceitar+a+Jesus&biw=1366&bih=367&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=TGi-VOm2AZbdsASzvoDwCA&ved=0CAYQ_AUoAQ#imgdii=_&imgrc=uiPxcTrbFldm3M%253A%3BexZnB6UFKBSQAM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-uOBd56SCvkM%252FUs_0KqQwBdI%252FAAAAAAAAMb4%252FvYzQUzSxV90%252Fs1600%252Fpolling-hands-up_h540.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ofachodegrossos.com%252F2014%252F01%252Fos-erros-do-sistema-de-apelo-ao-pecador_10.html%3B540%3B322


           


5 comentários:

  1. Amém... agradeço Ah esse ensinamento me ajudou muito a entender a comunhão com a igreja Tirei todas as minhas dúvidas logo logo eu irei batizar e assim ficarei como membro da minha igreja

    ResponderExcluir
  2. Foi muito precioso o esclarecimento, pequenas dúvidas,mas respostas clara e objetiva, grata a Deus por tudo que aprendi.🙌

    ResponderExcluir
  3. O interessante e que dar dízimos e ofertas pode,agora participar da santa ceia não pode😔
    A respeito do batismo,a palavra de Deus fala ,todo aquele que crer e for batizado será salvo.
    Aparti do momento que eu me arrependo dos meus pecados,e creio que Jesus Cristo e filho de Deus,que morreu e ressuscitou,para perdoar os meus pecados.Eu automaticamente sou incerida no corpo espiritual de Cristo. Nesse mesmo instante sou membro do corpo dEle. Passo ser Cristã . Se torna membro da igreja terrena e aceitar denominação.

    ResponderExcluir
  4. Se.o batismo for para ser membro da igreja física então se eu for para outra vou ter que batizar novamente para me tornar membro dessa outra?

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que o batismo estamos confessando publicamente que fazemos parte do corpo membros do corpo onde Cristo é a cabeça

    ResponderExcluir

 
Top