Disse Jesus a Nicodemos que só os nascidos da água e do Espírito entrariam no Reino de Deus – Jo 3:5. Tiago diz que esse milagre é produzido pela palavra da verdade, que são as Escrituras Sagradas - Tg 1:18. 

Esta água, que é a água da vida, é o próprio Cristo encarnado - Jo 1:1,14; 4:10, como dizia Lutero (apud Bürki, 1985, p. 17): “Scriptura Sacra est Deus carnatus (As Escrituras Sagradas são Deus encarnado)”.



Estes pensamentos estão em conexão com o cântico de Moisés; "Caia como a chuva a minha doutrina; destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como chuvas sobre a relva." Dt 32:2. 

As profecias falavam sobre água derramada: "Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência" (Is 44:3); "Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." ( 55:10-11); "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis." (Ez 36:25-27). 


Jesus também se utiliza desta simbologia ao lavar os pés dos discípulos, onde mostra o poder que tem a Palavra de Deus para lavar os crentes, fazê-los nascer de novo, conceder-lhes perdão e santificação – Jo 13:4-11; 15:3; Jo 17:17; Ef 5:26. 

Isto tudo é visto no batismo, quando o crente lava o corpo com água pura - Hb 10:22. Essas coisas são tipificadas claramente no modo de batismo por aspersão.


O batizar imergindo, com toda certeza, pode ser dispensado. Aliás, até 1640, a forma de batismo por submersão não era utilizada. A força do rito imersionista começa na Inglaterra com um pastor congregacional chamado Thomas Helwys, dando, de fato, origem às igrejas batistas.

Raciocine: Qual dos grandes reformadores batizavam por imersão? 


Que você prefere os marcos antigos ou a inovação? Se quer remover os marcos antigos você está proibido pela Palavra de Deus: “Não removas os limites antigos que teus pais fixaram.” (Pv 22.28). Tem coragem ficar contra a Palavra de Deus por causa de um rito que não tem respaldo histórico, bíblico ou teológico?


Fica o caso com você. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top