O nascer da água e do Espírito a que “Jesus respondeu (a Nicodemos, e que é válido para todo mundo que deseja salvar-se): Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5), é apontado por Jesus Cristo como sendo essencial para a entrada de alguém no Reino de Deus. À esta presença e ação do Espírito Santo neste processo  advoga-se que seja, “o batismo verdadeiro e eficaz, feito pelo Salvador quando envia o Espírito Santo para regenerar o pecador” (Artigo 25 da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo). Como seria essa gloriosa operação representada aos olhos humanos, por um mergulho ou por um derramar de água?

O batismo com água e o batismo com o Espírito Santo são claramente notados nas páginas do Novo Testamento; quer dizer, ele fala de dois batismos, cuja palavra grega é a mesma, baptismós. No entanto, o apóstolo diz que “há um só batismo” – Ef 4:5. Qual dos dois é o verdadeiro e eficaz a que o apóstolo se refere? Naturalmente, é o do Espírito. Somente ele pode produzir o milagre da união do pecador com Cristo, como expressa as passagens seguintes – Jo 7:37-39; At 2:38; Rm 6:3, 4; 1 Co 12:13; Ef 1:13-14; Gl 3:27; Cl 2:12; Tt 3:6; 1 Pe 3:21.

Dr. Robert Reid Kalley diz: “Acerca desta obra do Espírito Santo, o Antigo Testamento emprega os termos: derramarei, Is. 44:3; descer como chuva, Ez. 36:25 a 27; lavar, Salmo, 51:2; (...) aspergir, Lev. 14:51.”

E o batismo com água?  Ele não pode ser dispensado, pois é a demonstração visível daquele, ou seja, é uma figura. Mas, de que modo o batismo com água pode figurar, tendo em vistas que o Espírito Santo é derramado? Que representação visível representaria melhor o derramar do Espírito Santo?

O batismo com Espírito Santo é a experiência de todo crente em Cristo Jesus para promover a sua união com Ele; que isto não depende de um batismo ritual, mas do Espírito Santo; portanto, ele é o batismo verdadeiro e eficaz. O verdadeiro está em oposição ao simbólico, mas, ao mesmo tempo relacionado a ele. Então, “Um, pois, precede o outro. O batismo com o Espírito vem antes do batismo com água; sem aquele, este não tem nenhum significado. É preciso que o símbolo mantenha relação com a coisa ou o ato que simboliza. A referência ao batismo com o Espírito, na Bíblia, se faz com expressões como ‘derramou’ (At 2:17,18), ‘desceu’ (Lc 3:21-22), ‘caiu’ (At 10:44) e ‘veio sobre’ (At 19:6). Logo a forma adotada para o batismo com água não indica explicitamente o modo da aspersão da água?



Um quadro representativo da descida do Espírito Santo
fonte:http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2014846

O batismo com o Espírito Santo era simbolizado nas leis cerimoniais pelo óleo que era derramado sobre sacerdote – Ex 29:7; Lv 8:12; aspergido sete vezes sobre o tabernáculo e objetos dele - Lv 8:10-11; quando misturado com o sangue, era aspergido para santificar o sacerdote – Ex 29:21.

Estas purificações simbólicas eram batismos. Quem diz que não se falava em batismo no Antigo Testamento, está negando o livro de Hebreus; lá se traduz a palavra batismo para abluções – Hb 9:10. Por que abluções e não imersões? Porque tratava de purificações e não de simples mergulhos.

O batismo com o Espírito Santo foi preanunciado:
a)            Pelos salmos – Pv 1:23;
b)            Pelos profetas – Is 32:15; 44:3; 11:2-3; 42:1; Jl 2:28-29;
c)             Por João batista, que era mais que um profeta - Mt 3:11;
d)            Pelo próprio Cristo – Jo 7:39; At 1:5,
e)            E cumpriu-se na vida de Jesus - Mt 3:16; Lc 3:22; At 10:38; na vida dos discípulos - At 2:1-4, 33; e, continua sendo derramado sobre os crentes – At 2:38;  Rm 6:3-4; 1 Cor 6:11; 12:13; Gl 3:27; Ef 1:13-14; Cl 2:12; Tt 3:5.

O símbolo do derramamento do Espírito Santo reside no batismo com água – 1 Pe 3:21. De que modo o batismo com água simboliza o batismo com o Espírito Santo, derramando a água sobre o batizando, ou mergulhando-o?

O batismo com água representa ou tipifica a obra do Espírito Santo no crente. Para provar este pensamento, podemos apontar alguns símbolos bíblicos do batismo com o Espírito Santo no Antigo Testamento.
a)            O óleo – 1 Sm 10:1- 6 - o azeite derramado sobre a cabeça de Saul em conexão como o ato, o Espírito Santo veio sobre ele, assim também quanto a Davi – 1 Sm 16;
b)            A água – Ez 36:25-27 – água pura seria aspergida sobre o povo de Deus – Mt 3:16. O batismo com o Espírito Santo vem associado à aspersão com água – Jo 7:37-38;


Qual a forma mais adequada para representar o batismo, ou derramamento do Espírito Santo na vida do crente? Imersão ou aspersão? Sem sombra de dúvida, é a aspersão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top