Alguns dias atrás li um livrinho que muito me edificou, e quero lançar esse assunto baseado no que aprendi em “O Desafio de Seguir a Cristo na Vida Prática”, de Luiz de Oliveira  Rios. 
Ele mostra que muita gente não sabe o que quer na vida, por isso sabe como fixar metas. Muitos, até mesmo filhos de Deus, principalmente, por não ter boa comunhão com o Pai e o Seu Filho Jesus, estão sem metas na vida. Quando o cristão não sabe o que quer significa que sua mente está confusa; e, Deus não é de confusão. Para sair do emaranhado de dúvidas precisa buscar o Reino de Deus em primeiro lugar (Mt 6.33), pelo contrário, se afundará mais e mais no curso desta vida. Não podemos traçar nossos planos como se fôssemos o velho homem, desgovernado. Quando traçamos nossos planos de acordo com a vontade de Deus, com certeza seremos bem sucedidos, pois, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, e deve ser experimentada pelo crente (Rm 12.2). 
Quando estamos em paz com Deus e em harmonia com sua vontade, oramos pelos nossos objetivos, e como sinal, geralmente, sentimos paz no coração, significando que seremos bem sucedidos (Cl 3.15); porém, se pairar dúvidas e inquietações, é um forte indício de que não estamos em sintonia com Deus; neste caso, devemos persistir em orações e jejuns para que o Senhor Deus nos dê a sabedoria para tomarmos o rumo certo, pois, muitas vezes, o plano é bom, mas, os meios são ilegais, e Deus não nos abençoará. 
Se fixarmos metas tendo absoluta certeza de que Deus as aprovam, devemos ser persistentes, e não desistirmos diante das dificuldades. A persistência é um dom de Deus, portanto, devemos orar pedindo a Ele que nos anime e nos motive. Saber perseverar é algo maravilhoso, pois no final, receberemos a vitória, e tudo resultará em grande felicidade, não só individual, mas, também, para o próximo. Não devemos confundir perseverança ou persistência com teimosia. A persistência envolve confiança em Deus, de modo que se algo não der certo de imediato, é porque Deus está nos aperfeiçoando e não nos decepcionando. Na teimosia, sabemos que estamos errados, mas, insistimos no erro por uma questão de orgulho. Quem é teimoso não age pela razão, mas, pelo coração, o qual é enganoso, desesperadamente corrupto e desconhecido (Jr 17.9). O teimoso é como um viciado, sabe que está se arruinando, mas,  não larga o costume pecaminoso, pois, está fora de si.
Tudo vai se organizando na oração e na ação. Oração sem ação é tentação. Orar sem agir é como alguém que está esfomeado, ver a mesa pronta, mas, não se aproxima para servir-se, talvez por acanhamento ou preguiça. Um exemplo de oração e ação é o seguinte: Digamos que alguém ore pedindo que Deus sensibilize o coração do empresário para lhe dar um aumento salarial, porém, o empregado não dialoga com o chefe na busca desse objetivo; ou então, se revolta, ou presta um mal serviço; ou fala mal da empresa, tudo no afã de chamar a atenção do empresário. Se queremos melhorar nossas rendas, devemos trabalhar com diligência, principalmente, melhorando o nosso desempenho profissional para obtermos  o favor do chefe, ou sermos promovidos. 
O crente precisa compreender que tudo na sua vida é uma questão de fé, pois sem a mesma é impossível agradar a Deus, e receber alguma coisa dEle (Hb 11.6; Tg 1.5-8). Fé e motivação são coisas diferentes. O homem pode motivar-se, mas, não pode produzir fé. A fé gera a motivação, mas, a motivação, não gerará fé.  A fé também, não é um salto no escuro. Essa história de que a fé é cega, é um grande equivoco. A fé de Deus é luminosa e racional. Fé genuína equilibra toda a nossa vida. A fé também não é qualquer misticismo, superstição ou tentação. Digamos, que alguém diga que tem fé, porém, não vacina seu filho contra paralisia, quando o programa de saúde orienta para isso. 
Assim como o temor de Deus é o princípio da sabedoria, a fé é o que agrada a Deus (Pv 4.10; Hb 11.6).
Se alguém se gloria de ter grande fé, mas, acredita no poder da mente, ou em algum ídolo, sua  fé é cega. A fé verdadeira, em primeiro lugar, aponta para Cristo Jesus. 
Fixe suas metas e seja perseverante e serás bem sucedido
Por Luiz Dias


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top