Esta parábola narrada em Mt 24.45-51 é uma continuação da anterior, isto é, Exortação à  Vigilância (Mt 24.32-44), onde Jesus nos exorta a aprendermos olhando o processo natural da vida de uma figueira; e observando os costumes imorais da sociedade, rememorando os dias de Noé, tendo o cuidado para não nos conformamos com este século, o que tem a ver com uma vida de santidade; e, finalmente, aprendermos com a maneira inesperada como um ladrão age para arrombar a casa de um pai de família, o que nos remete a uma vida consagrada em oração e meditação da Palavra de Deus. Agora Jesus nos chama a atenção à vigilância no bom serviço do reino de Deus.

Todo reino tem súditos, ou servos. O Reino de Deus não  é diferente. Se Deus é Rei, ele tem seus, servos. A palavra servo (grego doulos) é alguém que serve como escravo no sentido de ser propriedade de um dono que ao lhe ordenar que faça algo, ele o faz, quer goste ou não( Mt 8.9). O servo, nesta parábola é um mordomo, o qual recebe do seu senhor a confiança de alimentar e cuidar dos conservos. Esse servo deve ter o cuidado de ser fiel e prudente, se quiser ser feliz quando o seu Senhor voltar.

Acho esse servo parecido com o pastor, o qual é servo, mas, recebe a incumbência de fortalecer seus companheiros, como Pedro a recebeu de Jesus Cristo (Jo 21.15-17). O próprio Pedro também exorta os superintendentes da igreja a pastorear o rebanho de Deus (1 Pe 5.1-4). Mas, já que somos servos, independente ter função pastoral em igreja local, todos temos alguém para pastorear. Todos somos responsáveis uns pelos os outros. Alguém já disse que a pergunta no Dia Final, a qual Deus fará será a mesma que foi feita a Caim: Onde está teu irmão?

O servo deve ter cuidado para não agir com maldade e negligencia, pois, se assim o fizer, talvez goze nessa vida, mas, quando o Senhor voltar, ninguém queira estar na pele dele.

Você é um servo bom ou um servo mau? Que tipo de servo é você? Ou você acha que não é servo de ninguém? De acordo com o que você acha que é, poderá está dentro ou fora do Reino de Deus. Tenha cuidado para não ser servo de si mesmo, ou de Satanás, ou do mundo, ou do pecado!  Se você diz que Deus é o seu Senhor, mas, não faz o que ele manda, de nada adianta sua confissão. Alguém já disse: “Quem não vive para servir, não serve para viver”. Qual é o seu alvo?  A marca do crente é o serviço ao próximo através da igreja. Jesus afirmou que o grande no seu reino é aquele que serve tal qual Ele próprio, que não veio para ser servido, mas, para servir (Mt 20.26-28).

Quem está no serviço de Deus está vigiando, à espera da vota do Senhor a todo tempo. Não rejeite o trabalho do qual Deus te encarregou. “A rejeição se apóia em fracassar no cumprimento do dever e a recompensa se apóia na fidelidade ao dever. O servo que cumpriu seu dever com fidelidade recebeu um cargo mais alto, e aquele que fracassou em seu dever foi tratado com toda severidade. A conclusão inevitável é que quando Cristo chegar a melhor ocupação na qual pode nos encontrar é no cumprimento de nosso dever. Se o homem está cumprindo o seu dever, por mais simples que seja, regozijar-se-á-se quando Cristo chegar”. (Comentário de Mateus por William Barclay, pag. 742,3).

São muitos que recebem uma confiança na igreja, e depois, a abandona como se aquilo fosse coisa desprezível. Porque faz isso? Porque está agindo como servo mau. Está descuidado sobre a Vinda de Jesus. Está pensando que o Senhor vai demorar (Mt 24.48). O desprazer pelo serviço a Deus ocorre porque seu prazer está em espancar a igreja e os irmãos; seu prazer está na comida e na bebida dos ébrios (Mt 24.49). O Seu deus é o seu ventre, pois só se preocupa coisas terrenas (Fp 3.19).   Quem se diz crente e abandona a confiança que lhe foi depositada é porque  fracassou na oração, na santificação, e na meditação, a ponto de não saber que o Senhor está voltando, pois não o está esperando mais (Mt 24.50).  Qual o resultado final deste servo? Pelo amor de Deus, irmão, a negligência resulta em Condenação, pois, quando um crente abandona sua posição original, mais cedo ou mais tarde, abandonará também a fé e a igreja; e, caso não se converta, será triste o  seu final, pois, sua sorte será junto com hipócritas (Mt 24.51). Muito triste, não acha?  É isso que você quer para você? Ou você não acredita que Jesus, por ocasião da sua vinda, julgará os infiéis?

Se ainda resta um pouco de fé, arrependa-se! Saia da mornidão. Quem não é quente e nem frio,  será o vômito da boca de Jesus (Ap 3.16). Jesus está à tua porta, abre logo teu coração e deixa ele entrar em tua casas e cear contigo (Ap 3.20).

Pr. Luiz Dias    

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top